quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

TRAGEDIA NO HAITI - TERREMOTO FAZ CENTENAS DE MILHARES DE VITIMAS

Secretário-Geral da ONU disse que a extensão total de mortos e feridos é desconhecida, mas que o número pode chegar a centenas; ele afirmou que seu Vice-Representante Especial no país, o brasileiro Luiz Carlos da Costa ainda não foi localizado.
O Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon emitiu nesta quarta-feira um apelo urgente à comunidade internacional para ajudar o Haiti após o terremoto que atingiu a ilha caribenha. Em entrevista a jornalistas em Nova York, Ban afirmou que edifícios e infra-estruturas sofreram danos extensos e serviços básicos, como o fornecimento de água e eletricidades, estão à beira de um colapso.
Ban Ki-moon disse que a extensão total de mortos e feridos ainda é desconhecida, mas que o número pode chegar a centenas. Ele ressaltou que não há dúvidas que trata-se de uma grande emergência humanitária e por isso um grande esforço de ajuda será necessário. O Secretário-Geral pediu para o mundo socorrer o Haiti nesta hora de dificuldade e que o impacto do terremoto foi devastador na capital Porto Príncipe.
Ele afirmou que as Nações Unidas estão mobilizando um time de resposta de emergência para ajudar nos trabalhos humanitários e que a equipe deve atuar em breve. Ban Ki-moon confirmou que funcionários da organização ainda não foram localizados, incluindo o chefe da Missão das Nações Unidas no Haiti, Minustah, Hédi Annabi, e o Vice-Representante Especial do Secretário-Geral da ONU no país, o brasileiro Luiz Carlos da Costa. Ban enfatizou que a sede da ONU no Hotel Christopher desabou com os tremores e que muitas pessoas continuam presas nos escombros. Ele anunciou que irá enviar ao Haiti seu assistente de Operações de Paz, Edmond Mulet, e que o Fundo Central de Emergência da ONU está liberando US$10 milhões, cerca de R$17 milhões, imediatamente. Ban disse que vai viajar ao país assim que as circunstâncias permitirem.

Nota: site das Nações Unidas - Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.
  • Tendas foram montadas em área descampada para atendimento às vítimas, em Porto Príncipe
    Foto: Efe
  • Haitiano segura uma criança no colo dentro de um abrigo improvisado em Porto Príncipe
    Foto: Ricardo Arduengo/AP

  • Equipe de resgate procura por desaparecidos em área onde havia um prédio de quatro andares
    Foto: Gerald Herbert/AP

    Fotos de arquivo do site www.estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário