quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Governo de Minas apresenta os desafios tecnológicos para a Copa 2014

BELO HORIZONTE (07/10/10)

Nesta sexta-feira (8/10), o presidente do Núcleo Gestor das Copas (2013 e 2014) pelo Governo de Minas, Tadeu Barreto Guimarães, apresenta durante a 6ª edição da Inovatec - Feira de Inovação Tecnológica, o plano estratégico integrado para a Copa de 2014. Barreto abre, ao lado do presidente do Comitê Executivo Municipal, Tiago Lacerda, a programação do último dia do evento, iniciado na terça-feira (5/10).Os dois executivos apresentam para empresários, comunidade acadêmica, representantes de instituições de ciência e tecnologia (ICT) e pesquisadores algumas oportunidades e necessidades para a Copa de 2014 na área da inovação tecnológica. A apresentação acontece a partir das 9 horas, no Expominas, em Belo Horizonte.Na parte inicial da exposição, Barreto e Lacerda, que são responsáveis pelos núcleos que coordenam os projetos para a Copa 2014 no Estado e na prefeitura, respectivamente, detalham a matriz organizacional que orienta a atuação de Estado e prefeitura. Essa matriz é a base do Plano Estratégico Integrado, documento que relaciona 21 objetivos, que se desdobram em uma carteira com 54 projetos nas áreas de Infraestrutura Esportiva, Mobilidade, Turismo e Rede Hoteleira, Comunicação e Marketing, Utilidade Pública e Requisitos Fifa.O Governo do Estado e a Prefeitura de Belo Horizonte estabeleceram uma forma de trabalho integrada, favorecendo a colaboração, estabelecendo prazos e orientações para a elaboração e implantação de projetos estratégicos para Minas Gerais, sobretudo na Região Metropolitana de Belo Horizonte.Na segunda parte da apresentação, Barreto e Lacerda enumeram exemplos de áreas nas quais a tecnologia irá fazer a grande diferença durante a Copa. O objetivo é dialogar com empresários e pesquisadores, incentivando os dois segmentos a investir recursos e expertise no desenvolvimento de soluções e sistemas para 2014.

Tecnologia a serviço da vida

Projeto e iniciativas que lançam mão da inovação para encontrar soluções para demandas e problemas já estão em andamento. Um exemplo é o sistema a ser instalado na cobertura do Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão) que prevê a produção de energia por meio de células fotovoltaicas. Essas células são dispositivos capazes de transformar a energia luminosa, proveniente do sol ou de outra fonte de luz, em energia elétrica. Estudo desenvolvido pela Cemig aponta para a possibilidade de instalar no Mineirão sistema com a capacidade de aproximadamente 1 megawatt. A geração de energia, que depende exclusivamente da luz solar, equivaleria à alimentação de 700 residências de médio porte.Outro exemplo é o sistema de captação de água de chuva com capacidade de armazenamento de 6,27 milhões de m³. Esse volume, por exemplo, é suficiente para suprir a antiga necessidade de consumo de água do Mineirão (o consumo médio é de 4,4 milhões m³ ao mês, considerando-se sete jogos no período, o funcionamento administrativo e o atendimento a visitantes). O investimento realizado para a implantação do sistema de captação de água será pago em três anos, de acordo com projeção feita pela equipe técnica responsável pela elaboração dos projetos.

Inovatec

Com foco em inovação e negócios e com dois temas âncora, energia limpa e Copa do Mundo 2014, a 6ª edição da Inovatec - Feira de Inovação Tecnológica será realizada até esta sexta-feira (8). O evento, que tem o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), reúne empresas, comunidade acadêmica, instituições de ciência e tecnologia (ICT), pesquisadores e governo para o intercâmbio de novas tecnologias, processos, produtos e serviços.Com várias palestras, seminários, workshops e reuniões de estudantes e pesquisadores com empresas como Suzano, Fiat, Natura, Cemig e Usiminas, o evento tratará de assuntos que vão da proteção dos direitos de propriedade intelectual no Brasil, passando pelos avanços na genética bovina e do agronegócio do leite e seus derivados, às possibilidades técnicas e de viabilidade econômica da utilização das fontes de energia chamada limpa - biodiesel, eólica, etanol, entre outras.

Serviço:Evento: 6ª Inovatec - Feira de Inovação TecnológicaData: 05 a 08/10/2010Local: Expominas, Belo Horizonte

Fonte: Agência Minas - mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário